Vamos falar de autoestima?
- ponteswaleska
- 28 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Nos é falado desde pequenos uma frase Bíblica que, “devemos amar ao próximo como a si mesmo”, contudo, não nos é falado como nos comportarmos com nós mesmos. Pouco nos faram sobre como ter boa auto estima, sobre amarmos a nós mesmos. “Se não soubermos como nos amar, não teremos condições de amar aos outros”, esse velho clichê, contem uma grande verdade, dessa forma, compreendemos que, para nos relacionarmos com o mundo exterior, é necessário cuidar também de nosso mundo interior. Nossa inquietação interna nos afasta tanto dos outros, quanto de nós mesmos. A autoestima, ao contrário, gera um sentimento de segurança e Paz interior.
Como ter Paz? Primeiro aprender a reconhece-la dentro de nós, para depois aprender a desenvolvê-la, se não a perdemos de novo. A negatividade não existe, somos nós que a criamos e o desafio é desenvolver a positividade. Por isso, precisamos decidir por não cultivar uma mente estúpida e nos programar algo muito preciso, não seguir as emoções negativas, então aceitar a paz e segui-la.
Paz significa trabalhar levemente, com postura agradável. Gestos violentos, xingar, lamentar, tiram a paz. A paz é tanto ativa quanto passiva. Não é só contemplativa, é também energética. É ter a mente saudável: relaxada e acordada ao mesmo tempo.
Precisamos abrir mão de uma visão egocentrada para termos boa autoestima. Para isso, estarmos atentarmos que, enquanto nos interessarmos somente por nós mesmos, nada acontece e nossos problemas sempre parecerão intransponíveis. Contaminada pela avareza, a mente egocentrada está continuamente preocupada com a ideia de Eu, e torna-se, assim, tensa e angustiada.
As diversas tradições espirituais nos ensinam sobre a importância de abrir nossos corações e abandonarmos nossa atitude comumente egocentrada para que haja paz no mundo.
A mensagem essencial é que o apego à nossa auto imagem é a raiz de todo nosso sofrimento. Pois o hábito de considerar nosso próprio Eu como o único referencial verdadeiro na percepção da realidade está arraigado em nossa atitude mentaldesde eu nascemos. Desapegar dessa atitude mental restrita é ampliar a nossa percepção interna e, consequentemente, o entendimento da realidade externa.
Comentarios